“É impossível viajar na terceira idade desacompanhado” ou “estou muito velho para fazer isso”. Quem nunca ouviu essas frases vindo de um amigo ou parente mais experiente? A ideia de que a vida deve ser aproveitada somente enquanto somos jovens foi totalmente quebrada pela russa Elena Mikhailovna, de 89 anos.
Aos 83 anos, a Vó Lena, como é carinhosamente chamada, decidiu viajar sozinha ao redor do mundo! Hoje, prestes a completar os 90, Vó Lena já conheceu diversos países: Polônia, Alemanha, Vietnã, Turquia, Tailândia, Israel e República Checa. Esse último, o qual ela diz ser seu país preferido.
A carismática senhora comentou em entrevista ao jornal britânico The Independent: “É fácil fazer amigos porque as pessoas ficam curiosas sobre viajar na terceira idade e oferecem ajuda, elas me mostram tudo! A principal coisa que aprendi na vida é que existem pessoas boas em todos os países. Não há nada a temer, porque você só morre uma vez”. Vó Lena afirma que guarda mensalmente parte do dinheiro da aposentadoria para pagar as despesas das viagens.
Mas nem tudo foram flores na vida de Elena. Nascida em 1927, em Krasnoyarsk, ela cresceu em um orfanato e sobreviveu à Segunda Guerra Mundial, tendo trabalhado em campos de agricultura com carros de boi na zona de retaguarda. Casou-se com um militar, que alguns anos após o nascimento de sua filha, começou a beber e a agredi-las. Hoje, avó de dois netos, Elena prefere enxergar a vida de outro ângulo, aproveitando para conhecer novas paisagens e novos sorrisos.
A próxima viagem já está programada para abril: será em comemoração ao aniversário de 90 anos e o destino escolhido foi a República Dominicana! A vovó ainda quer conhecer a Itália: “É um verdadeiro paraíso, pelo que ouvi”. As rotas de avião, carro, moto, tuk tuk e até mesmo de camelo, já fazem parte das experiências de Vó Lena, que adora provar os pratos típicos dos lugares onde visita e ama tomar banho de mar!
A história de Elena foi divulgada pela russa Ekaterina Papina, que encontrou a senhora de 89 anos em suas férias pelo Vietnã e se surpreendeu ao ouvir palavras em russo. Ekaterina conheceu Vó Lena e a incentivou a criar uma conta no Instagram para postar todas as suas aventuras por ali! O instagram foi criado e as fotos fazem muito sucesso não só na Rússia, mas em todo o mundo. Vó Lena já participou de diversos programas de televisão e concedeu inúmeras entrevistas sobre seu estilo de vida. Além disso, hoje ela possui uma conta no Facebook, administrada por seu neto, onde mostra que viajar na terceira idade é não apenas possível, mas também muito inspirador!
E você, ainda acha que é tarde para começar a viajar?! Que tal juntar uma grana e partir mundo afora?
3
3 Comments Em VIAJAR NA TERCEIRA IDADE: VOVÓ RUSSA PROVA QUE É POSSÍVEL
Felicia
Nossa, adorei esse site. Abraço
Olá Felicia, obrigado!
Dani
Adorei seu site. Demorei para encontrar um conteudo tão relevante. Obrigado. Sucesso