A capital catarinense, carinhosamente chamada de Floripa, reúne inúmeras belezas naturais e faz jus à fama de “ilha da magia”. Confira as mais incríveis trilhas em Florianópolis e região, como acessá-las, seus níveis de dificuldade e tempo de percurso.
Trilha do Índio
Começamos nosso passeio pela trilha que liga a Fortaleza da Barra à praia da Galheta. Localizada no leste da ilha, a praia da Galheta é a continuação da praia Mole. O acesso da trilha se dá pelo bairro da Fortaleza da Barra, mais precisamente pela Servidão Júlia Alexandre Florindo. O tempo estimado de trilha é de 1 hora, com dificuldade leve.
O visual de chegada ao topo da trilha é incrível, podendo ser esticado com uma trilha até o mirante do Índio (em laranja no mapa). O visual contempla toda a praia da Galheta, Praia Mole, Canal da Barra da Lagoa e a Lagoa da Conceição. É de tirar o fôlego! Muitos surfistas que moram na Fortaleza da Barra preferem fazer esta trilha para ir surfar na Praia Mole, ao invés de fazer a volta pela estrada asfaltada.
No topo da Trilha do Índio há um local especial de oração, com um relógio de sol feito de pedras e uma pedra muito interessante, que se apoia em um encaixe perfeito o pescoço de qualquer pessoa que se deite sobre ela. Esse local faz com que a Trilha do Índio entre para nossa lista das mais incríveis trilhas em Florianópolis!
Vale da Utopia
A cidade de Palhoça (18 km de Floripa) é mais um reduto para os amantes da natureza. Entre a Praia da Pinheira e a Guarda do Embaú está localizada a trilha do Vale da Utopia, que leva até a Praia do Maço. A trilha é acessada pela Rua Manoel Martins, onde você deve seguir até o fim, passar por um portão e pegar o começo da trilha pela esquerda, onde atravessará próximo à algumas casas. A trilha para o Vale da Utopia leva cerca de 15 minutos e é considerada uma das mais fáceis trilhas em Florianópolis.
Ao chegar no Vale da Utopia o que se encontra é uma pequena praia, rodeada por uma enorme montanha. A paisagem é incrível: um extenso gramado verde, que se encontra com o azul do mar e do céu. Nada além de natureza, um único bar local e um chuveiro adaptado para as pessoas que ali acampam. Muitos são os visitantes que passam dias no Vale da Utopia, acampando e conhecendo as belezas naturais da região!
A trilha do Vale da Utopia segue por cerca de 1 hora em sentido à Guarda do Embaú. Passando pela chamada Prainha, por locais onde se formam piscinas naturais, por uma nascente natural d’água e muitas paisagens únicas. Esta trilha completa liga a praia da Pinheira à praia da Guarda do Embaú.
Lagoinha do Leste
A mais procurada das trilhas em Florianópolis é a da Lagoinha do Leste, uma praia localizada no Sul da Ilha. Seus únicos acessos se dão por duas trilhas e/ou de barco. O trajeto mais comum parte do bairro do Pântano do Sul, mais precisamente na Rua Manoel Pedro Oliveira. O trajeto dura cerca de 1 hora e 20 minutos, com dificuldade moderada (a trilha em si é de fácil acesso para todos, porém as subidas e descidas constantes podem trair alguns joelhos). Evite fazer esse percurso em dias de constante chuva, onde a terra fica bastante úmida e escorregadia.
A chegada à praia da Lagoinha do Leste proporciona um sentimento único em cada pessoa. Avistar uma praia em que ao redor só há montanhas e árvores, vai totalmente na contra-mão do que estamos acostumados, que é ver praias com construções em seu entorno. Muitos aventureiros não se contentam em somente chegar à Lagoinha, eles precisam alcançar o topo dela; e este topo é conhecido por Morro da Coroa.
A trilha para o Morro da Coroa fica à direita da extensão da praia da Lagoinha do Leste (em laranja no mapa acima). A caminhada leva cerca de 40 minutos de uma trilha bastante ingrime, onde o esforço é constante, mas o visual vale a pena! Você pode avistar toda a praia da Lagoinha do Leste, a lagoa que se forma por entre as montanhas e todo o verde que compõe esta paisagem magnífica. Tirar uma foto no alto do Morro da Coroa é tarefa número 1 de todo mochileiro que visita Florianópolis!
Naufragados
Localizada na parte extrema Sul da Ilha, a Praia de Naufragados, assim como sugere o nome, acolhia viajantes que naufragavam seus navios ao se aproximarem da baía entre continente e a ilha de Florianópolis. Os únicos acessos à esta praia se dão por barco e/ou por trilha. Esta trilha tem seu início na Caieira da Barra do Sul, no ponto final do ônibus e da própria Rodovia Baldicero Filomeno. A duração média da trilha é de 1 hora e 30 minutos, sendo considerada de dificuldade moderada.
Ao chegar na praia de Naufragados o visual surpreende! Poucas casas de pescadores compõem a paisagem de uma praia que teve uma enorme colaboração para a história da Ilha de Santa Catarina. Uma ilha que se pode ver da praia abriga um forte onde um dia fora proteção para o acesso à baía sul. Na própria Praia de Naufragados é possível fazer uma pequena trilha para chegar ao farol e aos canhões, estrategicamente posicionados desde os tempos da coroa. O visual em si é de uma verdadeira viagem ao tempo, em uma praia que atrai diversos surfistas quando a ondulação de Sul chega à ilha, proporcionando ondas clássicas e fotos incríveis, seja com os canhões, seja surfando um tubo ou pulando da famosa pedra dentro da lagoa que deságua no mar. Naufragados é um local aconchegante que está sempre de portas abertas para acampamentos e grupos de mochileiros!
Com essas dicas, é impossível deixar Floripa de fora do seu roteiro no próximo verão! Lembre-se sempre de beber muita água, passar protetor solar e usar calçados confortáveis durante os trajetos. Com os amigos o passeio fica ainda mais divertido e as histórias mais animadas.
As trilhas em Florianópolis são um verdadeiro espetáculo da natureza. Mande sua foto usando #viajantebigblue e apareça em nosso instagram!
Conheça os 20 melhores destinos de ecoturismo no Brasil clicando aqui.
2
2 Comments Em TRILHAS EM FLORIANÓPOLIS – GUIA COMPLETO
Andreia
Que lindo! Ótimo post! Vamos fazer a trilha de Naufragados logo logo!
Olá Andreia! Que delícia… a trilha de Naufragados tem um visual único!!! Excelente escolha!