Listamos os 10 hábitos brasileiros mais comuns, que podem ser mal interpretados em outros países.
Você sabia que fazer sinal de “jóinha” ou assoar o nariz em público pode ser uma péssima ideia? Evite as gafes e aproveite melhor a viagem!
10 hábitos brasileiros mais comuns:
-
Dar gorjeta
– Japão e Coréia do Sul
Gorjeta pode ser um assunto delicado até mesmo no Brasil. Saber se está dando o suficiente não é uma tarefa fácil, mas em alguns países asiáticos pode ser extremamente desrespeitoso. No Japão e na Coréia do Sul dar gorjeta é um insulto, pois as pessoas consideram que já recebem um valor justo para exercer seu trabalho, dispensando qualquer benefício ou gratificação.
-
Passar a mão na cabeça de uma criança
– Tailândia
Ao encontrar alguém, os tailandeses costumam apenas unir as mãos espalmadas e inclinar um pouco a cabeça para a frente. Essa é considerada a maneira correta de cumprimentar as pessoas. Um dos hábitos brasileiros mais comuns é acariciar a cabeça das crianças, o que é um comportamento extremamente ofensivo na Tailândia, pois no budismo, principal religião do país, a cabeça é considerada o ponto máximo do corpo humano, o lugar onde é guardada a alma da criança e tocá-la mostra um profundo desrespeito.
-
Levantar o dedão
– Rússia, Grécia, Oriente Médio e Oeste da África
O famoso sinal de “jóinha” ou de pedir carona é visto nesses lugares como se alguém nos mostrasse o dedo do meio. No sudeste asiático esse sinal pode representar um deboche, algo similar à uma criança mostrando a língua a um adulto. Enquanto para nós representa simpatia e concordância, para os moradores é um sinal altamente ofensivo.
-
Ficar tocando alguém durante uma conversa
– Bélgica
Se você é do tipo empolgado quando encontra ou conhece alguém, segure sua onda na Bélgica! Os belgas não gostam de ser tocados ou apalpados enquanto estão conversando. Aquele conhecido costume de dar um tapinha nas costas ou ficar cutucando alguém enquanto conversa não é bem interpretado por lá.
-
Ficar com a mão no bolso
– Turquia
Estar em pé relaxado, com a mão no bolso enquanto conversa é uma atitude comum e natural em muitos lugares. Porém, na Turquia essa posição é interpretada como arrogância. Para ser acolhido pelos turcos, evite esse comportamento, pois demonstra falta de interesse pelo assunto.
-
Abrir um presente imediatamente
– Países Asiáticos
Receber um presente e ir logo abrindo na frente de quem o presentou é uma atitude mal vista pelos asiáticos. É um dos hábitos brasileiros que demonstra gratidão, mas por lá esse comportamento significa ganância e ambição, como se a pessoa estive ansiosa para receber o presente.
-
Assoar o nariz
– França, China, Japão e Arábia Saudita
Assoar o nariz em público é considerado totalmente inadequado nesses países. Mesmo as pessoas mais discretas precisam estar atentas, pois essa atitude demonstra falta de educação e desrespeito.
-
Comer em qualquer lugar
– Ruanda e Japão
É comum vermos alguém comendo dentro do ônibus ou enquanto caminha pela rua. Na Ruanda e no Japão é falta de educação comer em qualquer lugar onde, oficialmente, não se sirva comida.
-
Mostrar as solas dos pés
– Países árabes, muçulmanos, budistas e hinduístas
As solas dos sapatos são consideradas a parte mais suja de alguém, pois elas tocam o chão e trazem consigo toda a sujeira dos lugares por onde a pessoa passou. Para os países árabes, muçulmanos, budistas e hinduístas, essa é uma atitude de grande falta de educação. Atenção redobrada para os homens: é necessário ter atenção para evitar sentar com as pernas cruzadas de forma despojada, onde as solas ficam aparentes.
-
Recusar comida
– Líbano
Os libaneses são cozinheiros de mão cheia e valorizam a boa gastronomia. Se você costuma recusar comida, acreditando que está facilitando a vida do anfitrião, mude de atitude: fazer isso no Líbano é visto como grosseria e falta de educação e você arrisca nunca mais ser convidado para almoços e jantares.
Os hábitos brasileiros vistos por nós como “naturais” podem te deixar numa saia-justa. Sabemos que somente na prática é possível conhecer de verdade a cultura e as peculiaridades de cada lugar, mas vale a pena pesquisar antes de se jogar no mundão para evitar situações constrangedoras.
Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos!
4
4 Comments Em 10 HÁBITOS BRASILEIROS PARA EVITAR NO EXTERIOR
felipe
oi gente
gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉
Olá Felipe! Agradecemos o seu comentário.
Acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades.
Abraço!!
Eu amo seu post obrigado.
Desconhecido
Obrigado…este é um grande recurso.