Economia hoje, viagem amanhã. Tudo na vida é uma questão de prioridade, e para viajar, não é diferente. Da mesma forma que você economiza para comprar um carro ou um apartamento, você precisa economizar para sua próxima viagem.
Veja abaixo 10 dicas infalíveis para juntar uma grana e viajar:
1 – Organização Financeira:
Para ter ciência de quanto você pode economizar, você PRECISA saber todos os detalhes da sua vida financeira: quanto você ganha, quanto você gasta em aluguel, em tv a cabo, transporte, restaurante, etc. Não esqueça de incluir os pequenos gastos, pois são eles os maiores “oportunistas” do nosso orçamento.
2 – Estabeleça uma meta:
É necessário definir de forma realista quanto você pode guardar por mês para alcançar seu objetivo. Não adianta querer guardar 70% do seu salário, se as suas contas não fecham. Seja coerente e guarde o máximo que puder mensalmente.
3 – Tenha um cofrinho:
Depois de estabelecer seu investimento mensal, guarde seu dinheiro num cofrinho. Não imposta se é um porquinho, um vidro ou uma caixa… A maioria das pessoas tem dificuldade em juntar dinheiro em banco. Se não é a sua realidade, foque na tradicional poupança e não mexa até chegar ao seu objetivo. Mas se você se enquadra no perfil da maioria dos brasileiros, faça um cofre num lugar seguro e facilite sua vida!
4 – Planeje com antecedência:
Independente do objetivo, poupar não é uma tarefa fácil. Dependendo da viagem que você quer fazer, podem ser necessários meses (ou até anos), para que sua meta seja atingida. Por isso tenha paciência e planeje com antecedência os gastos necessários para a sua viagem. Pesquise o destino e fique por dentro dos valores comuns de passagens aéreas, hospedagens, alimentação e transportes. Saiba quanto você precisa pagar com antecedência e quanto precisará desembolsar durante a viagem. Planejando com antecedência é possível aproveitar oportunidades como promoções aéreas, baixa no câmbio, entre outras coisas.
4 – Acompanhe o câmbio:
Seja qual for seu destino, esteja sempre atento às cotações internacionais. A moeda oficial dos viajantes é o dólar. Através dele é calculada a passagem aérea e a maioria dos serviços que você vai precisar. Em muitos destinos vale mais a pena trocar o real por dólar, e somente depois converter para a moeda local. Fique ligado nas cotações semanalmente e acompanhe as previsões econômicas a médio e longo prazo. Assim, você conseguirá aproveitar os momentos de baixa cambial para economizar na compra da moeda necessária.
5 – Compre menos e viaje mais:
Nem tudo que compramos é realmente necessário, certo? Vivemos em uma sociedade consumista, e todo mundo já passou pela situação de comprar algo que depois acabou nem usando. Tenha em mente que seu objetivo estará mais distante se você quiser comprar o carro do ano, mobiliar sua casa e comprar roupas de grife todo mês. Não estamos dizendo que você deve viver sem conforto, mas sim que deve eleger suas prioridades e só comprar o que é realmente necessário para que sua viagem saia do papel.
6 – Venda tudo aquilo que não tem utilidade:
Se você deve comprar menos, porque não vender tudo aquilo que está jogado num canto da sala sem uso? Sabe aquela prancha de surf que você ganhou quando tinha 15 anos e hoje nem usa, mas está em bom estado? Ou aquela raquete de tênis que você comprou no impulso e só usou duas vezes? Hoje em dia vender coisas usadas pela internet é algo simples e natural. Faça uma limpa na sua casa e fique apenas com aquilo que realmente tem valor para o seu dia a dia. Além de juntar uma grana, você terá a sensação de renovação.
Menos é mais!
7 – Aprenda a dizer não:
Saiba que será muito mais difícil atingir sua meta se você aceitar todos os convites dos seus amigos. Deixe claro para eles que você tem o objetivo específico de viajar, e por isso está poupando em todos os setores da sua vida. Se o encontro da galera está marcado num bar onde a cerveja custa R$ 10,00 sugira um lugar mais barato. Não precisa ser antissocial, apenas escolher os melhores programas e ter consciência que dessa forma, sua viagem estará cada vez mais perto.
8 – Invista seu dinheiro:
Um dos caminhos mais rápidos para juntar uma grana e viajar é investir. Depois de alguns meses, quando seu porquinho estiver mais gordinho, invista seu dinheiro em mercados seguros, onde a rentabilidade não seja extravagante, mas certeira. Um bom exemplo é o fundo de renda fixa. Alguns bancos exigem um prazo de seis meses a um ano para retirada do dinheiro, mas converse com seu gerente e com profissionais especializados para assegurar que seu investimento terá um retorno garantido. Dependendo do fundo de investimento e do valor, você pode ter seu dinheiro dobrado ou triplicado em pouco tempo!
9 – Utilize milhas:
Se você possui cartão de crédito, provavelmente já sabe da conversão de pontos para compras de passagens aéreas. Se você não tem cartão, faça um hoje mesmo e o utilize para todas as compras que fará a partir de agora. Peça informações no seu banco para saber qual tipo de cartão é recomendado para quem quer acumular pontos. Depois, foque em apenas uma companhia aérea e deposite ali toda a sua pontuação. Fique atento às datas de expiração de pontos, a maioria das companhias trabalha com prazo de até 3 anos para utilização. Fique ligado em outros programas de fidelidade como o Dotz e o Quilômetros de Vantagem, do Posto Ipiranga, por exemplo. A dica é antiga, mas o resultado continua sendo muito vantajoso.
10 – Para juntar uma grana e viajar, mantenha o FOCO!
Em tempos de crise, economizar é um desafio constante. O salário não acompanha a inflação e o aumento de produtos e serviços. É difícil abrir mão do conforto a que estamos acostumados, mas lembre-se: mar calmo nunca fez bom marinheiro.
O esforço é temporário e tudo será recompensado quando você estiver na viagem dos seus sonhos. Mantenha o foco e BOA VIAGEM!!!
6 Comments Em 10 DICAS INFALÍVEIS PARA JUNTAR UMA GRANA E VIAJAR!
João
Ola muito bom esse artigo
Olá João, obrigada!
Viajar é tudo de bom! Abraços e boa viagem!
[…] as dicas? Agora é só juntar uma grana e […]
[…] Alguns mochileiros buscam o contato com a natureza, outros preferem conhecer destinos culturais. Seja qual for seu objetivo, há lindas paisagens te esperando, basta planejar. Confira nossas dicas infalíveis para juntar uma grana e viajar! […]
[…] Que tal organizar um roteiro para conhecer as cidades com a melhor qualidade de vida do mundo? Nós te ajudamos a tirar a ideia do papel e transformar o sonho em realidade. Deu vontade de conhecer todas, não é mesmo?! Conheça nossas dicas para planejar o lado financeiro da viagem clicando aqui. […]
Caramba!! Até que enfim encontrei um site com conteúdo de qualidade. Parabéns pelo site