Normalmente, as belezas naturais de um lugar são um fator decisivo na hora de escolher o próximo destino. Mas você já parou pra pensar qual é seu papel como viajante nessa história?
Viagens têm o poder de promover uma mudança de estado de espírito e abrir a mente. Mas elas também têm o potencial de impactar as comunidades onde decidimos ir e nem sempre esses impactos são positivos.
Um dos efeitos negativos do turismo é o aquecimento global, já que o setor é responsável por 8% de todas as emissões de carbono do mundo. Outro impacto considerável é o desequilibro econômico, onde o custo de aluguéis e serviços primordiais ficam mais caros, forçando os moradores a se mudarem.
Felizmente, cada vez mais, governos e empresas que lucram com o setor, visam soluções para promover o turismo consciente e sustentável, mas nós, viajantes, também podemos (e devemos) fazer a nossa parte!
Confira abaixo os 10 melhores países em 2020, de acordo com a Lonely Planet, maior editora de viagens do mundo:
1. Butão
O pequeno país conhecido como “Druk Yul” (Terra do Dragão, na língua local Dzonga) é amplamente descrito como a última Shangri-lá: um lugar paradisíaco situado nas montanhas dos Himalaias, sede de cenários maravilhosos, com um ambiente repleto de felicidade e saúde. Na contramão da globalização, o país parece ter parado no tempo. Por lá, não se vê outdoors de grandes marcas nem as famosas redes de fast-food. O governo exige dos visitantes o pagamento de uma alta taxa diária, garantindo assim a qualidade de vida e a limpeza impecável de suas trilhas e montanhas. O Butão se destaca quando o assunto é sustentabilidade, sendo o único país carbono negativo do mundo e pleiteando ser uma nação 100% orgânica em 2020.
2. Inglaterra
A Inglaterra já é grande conhecida dos viajantes de carteirinha, mas em 2020 é uma forte tendência de viagem devido ao lançamento da rota England Coast Path. Uma vez concluída, a rota será a mais longa trilha contínua do mundo (quase 5 mil km), que promete acesso a toda costa do país pela primeira vez. Através dessa trilha ficará muito mais fácil conhecer as belezas naturais, os castelos históricos e tudo que o país tem a oferecer.
3. Macedônia do Norte
Localizado no coração dos Balcãs, a Macedônia (nome resumido, adotado oficialmente em 2018) é um país recheado de pequenas aldeias, região de vinícolas, belos lagos, montanhas e parques. Como se isso já não fosse motivo suficiente para visitá-lo, nesse ano começam a ser comercializados voos para lugares tombados pela UNESCO, como o Lago de Ocrida e a recém-inaugurada Trilha dos Altos Scardus (uma rota de 495 km pelos lugares mais fascinantes da região). A Macedônia faz fronteira com outros 5 países, a Grécia, Albânia, Kosovo, Bulgária e Sérvia, o que acaba sendo uma boa “desculpa” para explorar outros destinos.
4. Aruba
Localizado ao sul do Caribe, Aruba é um verdadeiro paraíso tropical, famoso pelo mar azul-turquesa e praias de areias brancas. Além das conhecidas belezas naturais, o país se esforça continuamente pelo turismo consciente, trabalhando para aprovar a proibição total de plástico descartável e protetores solares, que destroem os recifes de coral.
O país também se ofereceu como sede de testes para soluções de energia renovável de outras nações, tornando-se um dos melhores países em 2020 no quesito sustentabilidade.
5. Reino de eSwatini (Suazilândia)
Antes conhecido como Suazilândia, o recém-nomeado Reino de eSwatini é um dos destinos mais subestimados do sul da África. As belas reservas ecológicas, seus festivais da tradicional cultura suázi, a vida selvagem e os esportes de aventura – como rafting e tirolesa – são apenas alguns dos atrativos da região. O país busca aumentar o número de visitantes em 2020, construindo um novo aeroporto internacional e melhorando a infraestrutura rodoviária entre as áreas de preservação e a capital.
6. Costa Rica
A vasta biodiversidade desse pequeno país atrai visitantes do mundo inteiro em busca de experiências únicas com a natureza. A preservação é muito importante para os costa-riquenhos e eles convidam seus visitantes a agir de igual modo, vivendo em harmonia com todos os seres vivos. Os aventureiros podem escalar vulcões ou se jogar em uma tirolesa, enquanto aqueles que querem relaxar podem aproveitar os retiros de ioga e experiências de spa. A expressão “pura vida” é um estilo de vida no país, que tem 99% da sua energia originada de fontes renováveis e pode se tornar em 2020 uma das primeiras nações carbono neutro no mundo.
7. Holanda
Prestes a completar 75 anos de liberdade desde o fim da Segunda Guerra Mundial, a Holanda irá comemorar a ocasião com eventos por todo o país. A vibrante Amsterdã sempre merece uma visita, mas, usando a excelente rede de trens do país, você pode aproveitar os eventos em diversas cidades. Nos meses de abril e maio é possível celebrar o Dia do Rei, o Dia da Libertação e o concurso de música Eurovision. Passeie na ampla rede de ciclovias (com mais de 35 mil km de extensão); explore atrações além das cidades, como o mar Frísio – considerado patrimônio mundial pela UNESCO e descubra a riqueza natural desse país encantador.
8. Libéria
Localizada na África Ocidental, a Libéria quase sempre foi notícia devido às guerras civis. Porém, o país tem uma ampla diversidade de cultura e muitas maravilhas naturais, que vem atraindo cada vez mais visitantes. Há praias e parques em áreas de selva tropical, onde você pode esbarrar com chimpanzés, elefantes e os famosos hipopótamos-pigmeus da Libéria. O país é uma forte tendência para 2020, pois foi firmado um acordo com a Noruega, visando o desenvolvimento da nação africana e a preservação ambiental A promessa é o fim do desmatamento na região até o fim do ano.
9. Marrocos
Um dos destinos africanos mais visitados por quem procura belas paisagens, cores vibrantes e culinária peculiar, o Marrocos está com tudo em 2020.
A melhora da infraestrutura das estradas permite um fácil deslocamento entre as cidades, inclusive, com o primeiro trem que faz a rota Casablanca-Tanger em apenas duas horas. O país oferece aos visitantes atrações turísticas clássicas, medinas revitalizadas, hotéis sustentáveis e estilosos e retiros de bem-estar (focados na prática de yoga e surf, por exemplo). Esse ano, Marrakech será nomeada a primeira Capital da Cultura da África.
10. Uruguai
Fechando a lista dos melhores países em 2020 está o Uruguai. Com 600 km de costa entre o rio da Prata e o Atlântico, nosso vizinho é o destino sul-americano mais sustentável em 2020. Conhecido pelo interior verdejante e um litoral repleto de praias, o país tem ainda uma crescente indústria de vinhos a oferecer, além de incríveis piscinas termais e belos cenários, que vão desde a selvagem costa atlântica até os infinitos campos dos Pampas. Nos últimos anos, o país tem orgulhosamente promovido o turismo consciente, além de defender uma agenda social progressista, que vai desde a legalização da maconha, até a ampla defesa dos direitos LGBTQ+.
Agora que você conhece a lista dos melhores países em 2020, que tal começar a planejar as férias?
0
Deixe um comentário