O surf noturno já é uma realidade em diversas praias do mundo. Sabe quando o mar está clássico, porém o crowd é tão grande que você não consegue aproveitar nenhuma onda da série? A alternativa é surfar quando todos já saíram da água! O sonho de chegar do trabalho, trocar de roupa e ir surfar já é possível em muitos lugares, como Espanha, Indonésia, Portugal, Peru e Brasil. Confira abaixo essas ondas incríveis e comece a planejar sua próxima surf trip:
Espanha: Wave Garden, San Sebastián
Localizado em San Sebástian, norte da Espanha, o projeto Wave Garden surgiu em 2011 com a proposta de inovar o conceito de ondas artificiais. A perfeição das ondas impressionou até mesmo surfistas da elite mundial, como Gabriel Medina, Mineirinho, Taj Burrow, Dane Reynolds, Jeremy Flores, Miguel Pupo, entre outros.
Para desenvolver o surf noturno, foram realizados diversos testes com luzes estrategicamente posicionadas embaixo da água, criando um efeito inédito. Segundo o CEO do Wave Garden, “Iluminar as ondas por baixo da água é um novo conceito. Usamos um programa de computação para mudar a cor e a intensidade das luzes”, diz Josema Odriozola.
No vídeo acima você confere a experiência incrível estrelada pelo francês Vincent Duvignac, ex-campeão europeu e os espanhóis Natxo Gonzalez, Asier Maqueda e Axi Muniain. A alta tecnologia investida no projeto possibilita a prática do surf em horários diferentes. Quem não gostaria de pegar boas ondas depois de um dia cansativo de trabalho?
Indonésia: Keramas Beach, Bali
Por meio de iniciativa privada, o Hotel Komune instalou holofotes na praia em frente, para que seus hóspedes possam praticar o surf noturno. Essa vantagem é um dos motivos do hotel atrair tantos surfistas, já que as luzes são acesas somente quando os hóspedes estão interessados em cair na água. Já imaginou poder surfar as ondas de Keramas com total exclusividade?
Portugal: Praia de Cabedelo, Figueira da Foz
A praia de Cabedelo é um dos locais mais procurados por surfistas em Portugal. Esse ano, a câmara municipal de Figueira da Foz irá colocar em prática o projeto de iluminação em toda a praia, onde será possível surfar durante 24 horas por dia. O presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha, comenta que o projeto pioneiro dará destaque à Cabedelo no cenário nacional: “Se esta longa e perfeita direita já era uma das ondas mais famosas da nossa costa, agora será ainda mais desejada”. Esta será a primeira praia portuguesa a ter iluminação noturna, graças a um projeto inovador que trará mais possibilidades aos turistas e surfistas locais, sobretudo aqueles que trabalham durante o dia inteiro.
Peru: La Pampilla, Lima
Em dezembro de 2016 a prefeitura de Lima instalou na praia de La Pampilla, postes capazes de iluminar bem entre 200 e 400m da praia. São 4 postes de 55 metros, cada um com dois refletores de 1000 watts de LED. A praia já foi palco de etapas importantes do circuito mundial, devido à suas ondas grossas, lentas e longas, o que faz com que ela receba vários tipos de swell, agradando a todos os estilos de surf. O prefeito de Lima, Luis Castañeda afirma que La Pampilla é a primeira praia da América Latina com iluminação para os surfistas. O que ele não sabe, porém, é que desde a década de 90 a praia do Arpoador, no Rio de Janeiro, conta com iluminação para a prática do surf noturno, conforme mostramos abaixo:
Brasil: Arpoador/Ipanema, Rio de Janeiro
O surf noturno é uma realidade no Rio de Janeiro há anos. Em 2015 a praia de Ipanema recebeu no canto esquerdo, mais conhecido como Arpoador, 24 novos refletores de 1000 watts de LED, aumentando a visibilidade em 50%. Com uma esquerda mundialmente conhecida, a praia do Arpoador possui sua melhor temporada de ondas entre maio e setembro. Muitos surfistas aproveitam o swell da madrugada para cair na água sem crowd, sempre buscando a hora em que a maré enche e o mar fica clássico.
Seja sob à luz da lua ou de refletores, poder fugir do crowd e aproveitar as melhores ondas da série, é uma excelente ideia!
Deu vontade de conhecer todas essas praias? Que tal colocar a mochila nas costas, preparar seu quiver e desbravar novas paisagens por aí? Para aproveitar os melhores roteiros de surf, consulte um especialista clicando aqui.
1
Comment Em SURF NOTURNO: CONHEÇA AS PRAIAS ILUMINADAS AO REDOR DO MUNDO!
[…] Conheça também as praias preparadas para a prática do surf noturno clicando aqui. […]