Viajar em família é uma delícia, mas se você estiver viajando com crianças pode descobrir que nem tudo são flores se não houver o planejamento adequado.
Separamos algumas dicas de ouro para que sua viagem em família seja divertida para todas as idades:
• IDADE
Não existe idade mínima para a criança viajar, mas a orientação dos pediatras é avaliar a real necessidade da viagem e que a criança tenha pelo menos 3 meses de vida, período suficiente para tomar as principais vacinas, como a BCG, por exemplo. As principais companhias aéreas só transportam bebês com mais de 7 dias de vida. Sempre consulte o pediatra para avaliar se a criança está em condições de viajar!
• DOCUMENTAÇÃO
Voos Nacionais:
Para viagens nacionais, é preciso apresentar documento de identidade (RG) ou certidão de nascimento original.
Voos Internacionais:
Para toda a América do Sul (exceto Suriname e Guianas), o RG original em bom estado e com foto recente também é válido. Para todos os outros países, o passaporte é imprescindível, além do visto (quando exigido). Os novos passaportes trazem na página de identificação a filiação do portador – para crianças com o documento antigo, é obrigatório levar também a certidão de nascimento ou a carteira de identidade delas, que comprovam o parentesco.
Sem um dos pais:
Os pais podem incluir uma autorização de viagem no próprio passaporte para que o menor de 18 anos viaje apenas com um dos genitores. Sem esse documento, é necessário registrar uma permissão no cartório a cada viagem ao exterior. Faça em três vias: uma para o aeroporto de origem, outra para o de destino e a última para acompanhar a criança. Em viagens nacionais, crianças de 0 a 12 anos com um dos pais ou um parente de até terceiro grau não precisam de autorização de viagem, só comprovação de parentesco.
• VIAJANDO COM CRIANÇAS (BEBÊS) DE ATÉ 2 ANOS
Reserva Aérea:
Tente sincronizar os horários de voos com os horários de sono do bebê e prefira os voos noturnos, assim você terá um aliado na viagem: o sono.
Assentos:
Avise a companhia aérea que você está viajando com um bebê e solicite a marcação de assento nas fileiras dianteiras. Caso haja disponibilidade, a companhia marcará sem problemas.
É permitido levar o bebê de até 02 anos no colo, porém em viagens longas, essa é uma opção cansativa. Caso a criança tenha até 02 anos e pese até 10 kg, solicite um bercinho com 48 horas de antecedência ao voo. A maioria das companhias cobra por esse serviço. Outra opção é embarcar com um bebê conforto ou cadeirinha (a mesma usada em veículos), porém é necessário ser certificada pela Aviaton Child Safety Device.
Embarque/Decolagem:
Passageiros com bebês têm preferência no check-in e na marcação de assentos. Faça valer seu direito!
Para evitar o desconforto nos ouvidos dos pequenos durante a decolagem e o pouso, ofereça a mamadeira ou chupeta. Os movimentos que o bebê faz com a boca diminui a pressão nos ouvidos.
Carrinho de Bebê:
É um item que facilita muito a vida dos pais, mesmo quando o bebê já aprendeu a andar. É possível despachá-lo no check-in ou diretamente no portão de embarque. Uma dica é carregar também o sling: ele pode ser usado dentro do avião para acomodar a criança no colo e deixar os braços dos pais livres, além de facilitar bastante o desembarque.
Mala de Mão:
Pense no tempo de duração do voo e leve ao menos duas mudas de roupas, além de fraldas, lenços umedecidos e paninhos de boca. Outros itens essenciais são: remédios, casaco e manta para proteger o bebê do ar condicionado.
Leve também as mamadeiras preparadas apenas com a fórmula (sem a água) e uma mamadeira vazia para oferecer água e suco durante o voo, ambos oferecidos pelo serviço de bordo. Normalmente a tripulação aquece a mamadeira e a papinha, mas tente solicitar isso antes do início do serviço de bordo.
Desembarque:
Pais e filhos pequenos costumam desembarcar por último. Se você estiver em conexão com tempo curto, informe os comissários para que você receba prioridade no embarque.
• VIAJANDO COM CRIANÇAS DE 3 À 5 ANOS
Mala de Mão:
Nessa fase a criança começa a se tornar mais independente e pode querer carregar sua própria mala de mão. Prepare uma mochila pequena com uma muda de roupas, lenços umedecidos, brinquedos e guloseimas. Não conte apenas com os petiscos oferecidos a bordo. Pode ser muito útil levar bolachas, barrinhas de cereais e salgadinhos para acalmar seu filho. Esses itens podem entrar no avião, porém com as embalagens fechadas.
Entretenimento:
Leve brinquedos que não façam barulho e que não sujem o local. Massinhas, gelecas e brinquedos musicais estão fora de cogitação! Leve jogo da memória, lápis de cor, livros de colorir e carregue o tablet ou celular com filmes infantis.
• VIAJANDO COM CRIANÇAS DE 6 À 9 ANOS
Bagagem/Mala de Mão:
Nessa idade a criança já pode ajudar a arrumar a mala. Façam juntos uma lista de itens necessários no destino e deixe ela decidir algumas coisas sobre as roupas e calçados. Ela também poderá levar a mala de mão com os itens pessoais, assim ela se sentirá útil e responsável.
Para outras dicas e informações, clique aqui.
Anotou as dicas? Agora é só juntar uma grana e viajar!!!
2 Comments Em VIAJANDO COM CRIANÇAS
[…] [TIRE TODAS AS DÚVIDAS PARA VIAJAR COM CRIANÇAS] […]
monique
Excelente palavras. Bem colocadas e fáceis de entender, parabéns e que continue assim sempre.